terça-feira, 26 de outubro de 2021

Com atendimento gratuito, Hospital do Coração atrai centenas de campo-grandenses





Mais de 200 pessoas foram atendidas pela Campanha Outubro Rosa por profissionais do Hospital do Coração nesta terça-feira.

Médicos cardiologistas, enfermeiros e nutricionistas fizeram consultas de graça, em frente à unidade hospitalar, na Rua Cândido Mariano, 1703, em Campo Grande. No local, das 7h até 17h, havia filas para receber orientações, exames de glicemia e de pressão arterial.




O objetivo da campanha, segundo a direção do Hospital do Coração, é redução a quantidade de doenças cardiovasculares e mortalidades femininas. A iniciativa da ação surgiu em 2018, após a constatação de que os problemas cardíacos vêm afetando homens e mulheres e, para elas, têm sido fatais. “Os homens sofrem três vezes mais infartos, mas as mulheres morrem mais do coração”, comentou a médica cardiologista Sandra Andrade.




De acordo com pesquisa do Instituto de Ensino HCor, de cada dez mortes provocadas por doenças do coração no Brasil, quatro são mulheres. Realidade apontada em estatísticas da Organização Mundial da Saúde (OMS), de 17,5 milhões de pessoas que morrem por ano devido a doenças cardiovasculares, 8,5 milhões são mulheres. “O coração da mulher é diferente. Por isso, além da prevenção contra o câncer de mama, útero e ovário, nós devemos alertá-las de que é preciso observar os motivos que levam às doenças cardiovasculares e criar rotina anual de check-up cardiológico como com os exames ginecológicos e de mama”, comentou a médica. 
 
Sorteados  
No fim da campanha, Ebi Rodrigues Villalva foi sorteado para receber um check-up completo e Marilene Urias de Abreu e Marilene Dias de Souza Neusa Franco Rodrigues, cada uma, o exame de mamografia. Os três contemplados serão atendidos nos próximos dias pelo Hospital do Coração.

Neiba Ota

Nenhum comentário: