quarta-feira, 19 de junho de 2019

DOF participa do Fórum Estadual sobre as Práticas de Intervenção Preventiva às Drogas em Campo Grande



O Departamento de Operações de Fronteira (DOF) participou ontem (18), no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, da IV Semana Estadual sobre Drogas organizada pelo Conselho estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (CEAD), em alusão às atividades da XXI Semana Nacional sobre Drogas.

Este ano o evento acontece de 17 a 29 de junho e abordará temáticas enfatizando a prevenção como a melhor estratégia de cuidados e proteção, bem como as práticas de enfrentamento à dependência química em realidades com populações específicas e o 1º Fórum Estadual de abordagem ao sistema de reclusão e as práticas e ações integradas na prevenção interventiva, além das novas diretrizes referentes ao financiamento de projetos e programas.



O Tenente-Coronel Marcos Paulo Gimenez, Diretor do DOF, participou do “1º Fórum Estadual sobre as Práticas de Intervenção Preventiva às Drogas: Da Apreensão à Reclusão”. Na oportunidade, apresentou a estrutura e a dinâmica de atuação do DOF nas fronteiras do Estado e seus impressionantes números estatísticos de apreensões de drogas, que ultrapassam cinquenta toneladas de maconha apreendidas, de 1º de janeiro até a presente data.

O DOF participa ativamente do Conselho Municipal sobre Drogas em Dourados com mais 29 entidades e instituições, na gestão 2019/2020. Para o Presidente do COMAD, Rogério Fernandes Lemes que representa o DOF no conselho, juntamente com o Tenente-Coronel Marcos Paulo, “as ações de prevenção e sensibilização da sociedade, com relação ao uso abusivo de álcool e outras drogas, são essenciais no enfrentamento e necessitam de especial atenção e poio dos poderes constituídos e de toda sociedade”

A presidente do CEAD, psicóloga Denise Souza e Silva, destacou a importância do COMAD de Dourados nas ações de prevenção às drogas e a brilhante participação do DOF no evento.

Dentro da programação da IV Semana Estadual sobre o Drogas, o COMAD realizará em Dourados o III Seminário de Conscientização do uso abusivo de Drogas com o foco nas relações intrafamiliares, nos dias 26 e 27 de junho no Auditório do Bloco 10 na Unigran, aberto ao público. A Secretaria Estadual de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (SEDHAST) escolheu o município de Dourados para lançar, na abertura oficial do III Seminário do COMAD, o programa estadual de Mapeamento das Comunidades Terapêuticas.

As inscrições para o III Seminário do COMAD serão gratuitas e realizadas apenas pela internet. Haverá certificado de 12 horas. Para se inscrever e conferir toda a programação basta acessar o blog do COMAD: www.comaddourados.blogspot.com e clicar no menu Seminário.

Assecom/DOF/Sejusp

Nenhum comentário: