quinta-feira, 24 de maio de 2018

Chefe do Estado-Maior-Geral da PMMS realiza Visita Técnica no 5º Pelotão da Policia Militar do município de Corguinho

Na data de hoje (23/05), por volta das 10h30min, o Chefe do Estado-Maior-Geral da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul – Coronel PM Paulo Rogério de Carvalho Silva; o Tenente-Coronel PM Anderson Rezende Diniz, Chefe da 2ª Seção do Estado-Maior-Geral (PM-2) e a 2º Tenente PM Lúcia Leite Rondon da 5ª Seção do Estado-Maior-Geral (PM-5) realizaram uma Visita Técnica com anuência e recomendação do Comandante-Geral nas dependências do 5º Pelotão da Polícia Militar (5º Pel).

Com um conceito moderno de gestão pública, o Chefe do Estado-Maior realiza Visita Técnica com a finalidade de conhecer melhor a estrutura física e o efetivo do 5º Pelotão, em Corguinho, além de avaliar as possíveis dificuldades enfrentadas pelo Comando local. Nas palavras do Chefe do Estado-Maior “O objetivo é conhecer os problemas em conjunto com a Unidade e buscar as possibilidades de solução”.

Frisa-se que a Visita Técnica em pauta é de cunho estritamente institucional e é comumente realizada por grandes empresas e em outras forças militares e tem por finalidade conhecer o âmbito estrutural, o pessoal e o trabalho desenvolvido por determinado grupo de profissionais; bem como, a solução para possíveis problemas que forem encontrados. Essa dinâmica ocorre normalmente através da tomada de conhecimento e da observação de procedimentos técnicos e ou gerenciais da Unidade visitada.

Nesse sentido, registramos aqui os principais objetivos elencados pela comitiva do Estado-Maior.
  • promover a aproximação e integração entre os policiais militares e o Estado-Maior-Geral;
  • verificar as condições das instalações e o funcionamento da Unidade Militar;
  • colher subsídios para o aperfeiçoamento do sistema de serviços administrativo e operacional da Unidade;
  • estabelecer um canal de comunicação do Estado-Maior-Geral com o comando da Unidade;
  • Analisar o desempenho estatístico da Unidade em relação aos principais delitos.
O Estado-Maior-Geral é Órgão de direção responsável perante o Comandante-Geral, pelo estudo, planejamento, orientação, coordenação, fiscalização e controle de todas as atividades relacionadas à gestão administrativa da Polícia Militar, visando à eficácia da Instituição no cumprimento de suas atribuições e por isso o Coronel Rogério e sua comitiva empenham-se neste cumprimento obrigacional.

O 5º Pelotão pertence à 11ª Companhia Independente de Polícia Militar (11ª CIPM), que é subordinada ao Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), comandado pelo Coronel PM Wilson Sérgio Monari. O Pelotão PM em referência encontra-se sediado na bela cidade de Corguinho (MS), com população de 5.730 habitantes, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE-2017) e fica localizado cerca de 96 quilômetros de Campo Grande (MS), sendo o agronegócio a principal atividade econômica do município do centro-norte de Mato Grosso do Sul.

Confira abaixo alguns números relativos ao desempenho operacional da PM de Corguinho em 2018, procedidos pela 2ª Seção do Estado-Maior:

Principais Atendimentos em 2018
  • Policiamento Ostensivo em Pontos – Base/Ronda 299
  • Averiguação em Chamada para Atendimento 79
  • Abordagem para Averiguação de Suspeito 74
  • Abordagem a Veículo 29
  • Apoio a Outros Órgãos 14
  • Apoio/reforço a Guarnição da Polícia Civil 8
  • Policiamento Ostensivo a Eventos Sócio-Cultural 7

O Subtenente PM Aécio Camargo de Lima Filho, Comandante do 5º Pelotão juntamente com o efetivo da Unidade foram receptivos com a comitiva do Estado-Maior e na oportunidade procederam à reunião e vistoria nas dependências do Pelotão, sendo anotadas as necessidades do efetivo pelo Tenente-Coronel PM Rezende, que por solicitação do Coronel PM Rogério procederá à análise do pedido para providências, sendo possível.

Sobre a Visita Técnica, o Subtenente Camargo deixou transparecer a sua satisfação em receber a comitiva do Estado-Maior e fez questão de se expressar com as palavras:

“O 5º Pelotão de Corguinho teve a satisfação e o prazer de receber na manhã de hoje a presença do senhor Chefe do Estado-Maior-Geral – Coronel PM Rogério, bem como do Tenente-Coronel Rezende e da Tenente Lúcia. Nós tivemos a oportunidade de receber explicações, informações, orientações e solucionar dúvidas, através de uma palestra, muito dinâmica, objetiva e motivadora ministrada pelo senhor Coronel Rogério. Acrescento que a palestra foi excelente e enriquecedora. Muito obrigado. A visita realizada é interessante para a nossa carreira profissional. Todo efetivo do 5º Pelotão de Corguinho agradece o apoio e a confiança depositada”.

Em conversa bastante informal, o Chefe do Estado-Maior agradeceu pela oportunidade de conhecer e reencontrar policiais militares a quem chamou de “amigos” e “colaboradores” e disse que a polícia militar como um todo e os membros do efetivo de Corguinho, bem como seu Comando, na pessoa do Subtenente Camargo devem buscar parcerias com o Poder Judiciário, Ministério Público e Polícia Civil da localidade; através do trabalho integrado, troca de conhecimento e informações estratégicas, buscando a proximidade entre as autoridades locais com a finalidade de bem servir a sociedade do município.

O Chefe do Estado-Maior-Geral finalizou os trabalhos disponibilizando ao Comando e ao efetivo do Pelotão de Corguinho um canal de comunicação permanente com a Chefia do Estado-Maior através do e-mail do Estado-Maior, que foi repassado aos presentes para que a comunicação “tão necessária” nas palavras do Coronel Rogério não pereça e possa ajudar no crescimento da PM local.

Para o Coronel Rogério é importante realizar planejamentos de longo prazo dentro da Instituição, com o objetivo de prover melhor qualidade de vida e condições de trabalho para a tropa e para isso “é preciso ouvir o policial militar em seus anseios e opiniões”. Complementou ainda, o Coronel, sobre a conjuntura atual “não podemos admitir gestores públicos estagnados, é preciso buscar integração com o efetivo e seu respectivo comando.”

O Comandante-Geral da PMMS, Coronel PM Waldir Ribeiro Acosta devido outra agenda não pode comparecer na Visita Técnica realizada no 5º Pelotão da PM de Corguinho, entretanto parabeniza os trabalhos realizados pela Unidade e enfatiza que o Comando-Geral da PMMS em conjunto com a SEJUSP e o Governo do Estado tem envidado esforços para melhorar a qualidade de vida e aperfeiçoar o trabalho da PMMS na localidade.

Nenhum comentário: