A inauguração do centro cirúrgico, que foi reformado e ganhou nova sala de atendimento, possibilitará a implantação do Programa de Esterilização Cirúrgica de Cães e Gatos do Município de Campo Grande, que prevê a castração de 600 felinos e 200 cães por mês. A princípio, as castrações de cães serão realizadas semanalmente em bairros carentes de Campo Grande, sendo 50 por semana.
No mesmo dia, da entrega do centro cirúrgico, haverá o lançamento das obras da UPA-VET de Campo Grande, que já tem recurso garantido. Ela será instalada em um anexo ao CCZ e funcionará de segunda a domingo, das 7 às 23 horas, para atendimento de cães e gatos de toda a população campo-grandense.
![]() |
Cadela encontrada em rua de Campo Grande que foi encaminhada para o
CCZ, onde recebeu medicamentos e cuidados médicos. (Foto: Paulo Francis) |
Os estabelecimentos veterinários também poderão se cadastrar voluntariamente, oferecendo desconto aos tutores para prestar a continuidade do tratamento do animal, caso haja necessidade, ou na compra de medicamentos.
A previsão de atendimento tem como base a demanda do Hospital Veterinário da Universidade Federal, com expectativa de que 100 tutores passem pela UPA-VET por dia com seus animais, com tratamento que varia de pequena consulta a mobilização de fratura ou sedação para redução de ferimentos. A previsão é de que a UPA seja inaugurada em até seis meses.
Conselho do Bem-Estar Animal - No dia 28 de março a Prefeitura também inicia a implantação do Conselho Municipal do Bem-Estar Animal, com a criação do regimento interno, eleição dos conselheiros e mesa diretora, que garantirá a efetivação do Fundo de Bem-Estar Animal, abrindo a possibilidade de busca de recursos externos para a causa animal.
A criação do conselho garante a participação social na tomada de decisões, ampliando a possibilidade de garantir uma vida melhor aos animais, que para muitos são como se fossem da família. O projeto da UPA-VET contarão com emendas do deputado federal Fábio Trad, deputado estadual Márcio Fernandes e vereadores Eduardo Romero e Veterinário Francisco.