sexta-feira, 21 de julho de 2017

Comandante Geral e Estado Maior visitam o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul

O Comandante-Geral da PMMS, Coronel Waldir Ribeiro Acosta, juntamente com o Chefe do Estado Maior Geral da Polícia Militar, Coronel Paulo Rogério de Carvalho Silva, continuando o projeto iniciado na primeira quinzena de maio, que tem como objetivo divulgar os trabalhos desenvolvidos por cada uma das cinco seções administrativas do Estado Maior Geral conversaram na manhã de hoje (21/07), com o efetivo do 17º Batalhão de Polícia Militar de Trânsito em sua sede na área central de Campo Grande.

O 17º Batalhão de Trânsito é responsável pelo policiamento de trânsito em toda capital, realizando o atendimento de acidentes com vítimas, blitzes preventivas e projetos voltados para educação para o trânsito e atualmente é comandado pelo Tenente-coronel José Amorim Longatto.

O Estado-Maior é órgão de direção responsável perante o Comandante-Geral, pelo estudo, planejamento, orientação, coordenação, fiscalização e controle de todas as atividades relacionadas à gestão administrativa da Polícia Militar, visando à eficácia da instituição no cumprimento de suas atribuições e também é órgão central do sistema de planejamento administrativo, programação e orçamento, elaborar diretrizes e ordens do Comando, com vistas a acionar as unidades de apoio e as de execução no cumprimento de suas missões. Atribuições previstas na Lei Complementar nº 190, de 04 de abril de 2014.

Na oportunidade, as seções explanaram o trabalho que tem sido desenvolvido no âmbito de suas repartições: PM-1, PM-2, PM-3, PM-4 e PM-5. Durante a palestra cada seção divulgou seu trabalho e mostrou sua função atrelada às atividades diárias das unidades operacionais, e importância em que cada uma representa para uma melhor funcionalidade institucional.

Conhecendo as seções do Estado Maior

1ªSeção do Estado Maior – PM1


A PM-1 tem a função de subsidiar o comando da instituição do ponto de vista técnico-jurídico e administrativo, realiza estudo e acompanhamento da legislação da Corporação.

A seção é composta pelo Coronel Cândido, chefe da Seção, o Major Nelson, o Subtenente Eugenio Carlos dos Passos, o 1º Sargento PM Flávio Rogério Coelho Lobo e o Cabo PM Willian Caetano Góes, equipe responsável pelo desenvolvimento de todos os projetos citados e que resultarão em uma PMMS mais eficiente.

2ªSeção do Estado Maior – PM2

A PM-2 tem o papel de análise criminal e compilação dos dados estatísticos produzidos na execução das atividades operacionais, tanto no campo ostensivo como no preventivo. Essas produções de dados dão a oportunidade de visualização do emprego das equipes operacionais, proporcionando ao Alto Comando da Corporação a possibilidade da construção de um melhor planejamento estratégico, o que melhora o emprego da logística humana e material.

A 2ª seção é composta pelo Tenente-Coronel PM Anderson Rezende Diniz, Chefe da Seção, a Sargento PM Maria Elena Duarte Gomes e o Cabo PM Elton Luiz Ferreira de Araújo, Auxiliares da Seção, que são responsáveis pela verificação diária das informações encaminhadas pelas Unidades Operacionais da PMMS.

3ªSeção do Estado Maior – PM3

A PM-3 exerce atividades relativas a operações e doutrinas referentes às diretrizes Operacionais da Corporação. Dentre as missões que está atualmente desenvolvendo, ressalta-se: o plano de visita e Inspeção da Polícia Militar, acompanhamento e planejamento operacional do novo convênio ENEM para o triênio 2017-2019, readequação e controle do quadro efetivo dos policiais militares adidos ao Departamento da Força Nacional de Segurança Púbica, implantação do Manual de Elaboração de Procedimento Operacional Padrão, além da revisão e ampliação dos Procedimentos Operacionais Padrão.

A seção é composta por dois policiais, o Tenente-Coronel Flávio Luis Filiú da Silva, chefe da seção e a Sd Marjorie Caroline de Arruda Aréco, auxiliar da PM-3 que ainda realizam elaboração rotineira de Ordens de Serviços, Ordens e Planos de Operações quando determinadas pelo Comando-Geral da PMMS, sugere ao Comando e Grandes Comandos, sobre a realização de operações com base na análise das manchas criminais resultantes do trabalho da PM-2 (estatística) e estudo para implantação de ferramentas que subsidiem o Comando sobre o custeio das Operações realizadas.

4ºSeção do Estado Maior – PM4

A PM-4 atua na gestão de projetos e captação de recursos para a instituição. Cabe ressaltar que anteriormente possuía uma função de gestão de matérias, similar a P4 das unidades, atribuição essa modificada desde abril de 2014. Essa função pertence hoje à Diretoria de Gestão de Patrimônio Logístico(DGPL).

O setor conta com três policiais militares, o Tenente-Coronel PM Cleder Pereira da Silva, chefe da seção e dois engenheiros, o Cb PM Martinho Estevão Correa Neto e Cb PM João Paulo Morissom Fernandez.

Atualmente, a seção está trabalhando na reforma dos pelotões Nova Lima, Coophasul e Parque dos Poderes, além das novas instalações do Esquadrão de Polícia Militar Montado e adequação das instalações de atendimento ao público do Batalhão de Trânsito. Além disso, está atuando na construção do estande de Tiro da PMMS e na criação de Fundo da Captação de Recursos, em que taxas pertinentes à Polícia Militar pagas via DAEMS sejam encaminhadas para esse fundo e geridas pelo Comandante Geral da instituição.

**Nesta oportunidade o Tenente-Coronel PM Cleder Pereira da Silva, foi representado pelo Tenente-Coronel PM Helbert Davyson Romeiro de Souza.

5ºSeção do Estado Maior – PM5

A PM-5 é a Assessoria de Comunicação Social da Polícia Militar, responsável pelo atendimento a Imprensa, Relações Públicas, Cerimonial e Organizações de Evento do Comando Geral da Corporação, além de apoiar e estabelecer as doutrinas de comunicação para as unidades, controle de entrevistas, gerenciamento do site PMMS, mídia social (facebook/WhatsApp), além da produção de material audiovisual de interesse da instituição.

O chefe da seção é o Tenente-coronel Edson Furtado de Oliveira, conta ainda com a Capitã Luna Chaparro, subchefe e a Capitã Gabriella Fernandes, jornalista. Atuam no cerimonial e organização de eventos, a Cabo PM Mariza Dranka e Cabo PM Lorena Colman. Na parte de imprensa e relações públicas são responsáveis o Sargento Marco Antônio Nascimento, Cabo Wellington Souza, Soldado Frederico Miranda e Soldado Thiago Barreto .

O Comandante-Geral da PMMS, Coronel PM Waldir Ribeiro Acosta, parabenizou todos integrantes, exaltando as ações realizadas pelo Batalhão de Trânsito que tem garantido um trânsito mais seguro em nossa cidade.

Após cada palestra foi disponibilizado um tempo para perguntas, sanando dúvidas. Todos palestrantes agradeceram a oportunidade e também ao apoio que recebem dos policiais que trabalham no 17° Batalhão de Trânsito.

O Coronel Rogério deixou o Estado Maior da PMMS de portas abertas para sugestões, dúvidas e contribuições e parabenizou a unidade. “Já fui comandante desta unidade e é uma honra retornar, reencontrar amigos e profissionais tão competentes”, finalizou o Chefe do Estado Maior da PMMS.

No final da reunião foi realizada uma homenagem à sete policiais do 17° Batalhão, pelos bons serviços prestados, e que estão indo para a reserva remunerada.

Nenhum comentário: