domingo, 4 de junho de 2017

Comprou celular no Paraguai? Parabéns, ele pode deixar de funcionar em breve!

Não é de hoje que a Anatel tem buscado uma forma de acabar com os celulares adquiridos de formas "alternativas" no mercado brasileiro, como por exemplo a compra no nosso vizinho Paraguai. Isso acontece pela força do Lobby das empresas de telecomunicações (no TSE dá pra ver que elas doaram enormes quantias para partidos diversos) que querem que aparelhos genéricos saiam do mercado para venderem diretamente para o cliente, e para facilitar as questões de configurações.

O bloqueio será feito pela identificação do IMEI, que todo aparelho celular vendido oficialmente no Brasil tem (cada entrada de chip tem um) e que os celulares genéricos acabam por não ter, ou usam um falso ou clonado. Isso também pode acontecer com aparelhos comprados fora do país por importação, como sites de vendas da China como AliExpress e Gear Best.

Os bloqueios vão ocorrer a partir do dia 30 de Junho, o usuário receberá um SMS informando que seu número de IMEI está irregular junto ao sistema da Anatel, e não poderá mais se conectar as redes 3G e 4G.

Para saber se seu aparelho será bloqueado antecipadamente, pode-se consultar o site Celular Legal onde o consumidor insere o número do IMEI de seu aparelho, e confere se está em situação local. O número do IMEI pode estar escrito na caixa da embalagem do celular, na parte traseira dele junto a bateria, na nota fiscal como costumam fazer algumas redes varejistas, ou pode ser checado pelo proprietário digitando *#06# no teclado do aparelho.

Nenhum comentário: