quarta-feira, 28 de junho de 2017

Comandante Geral da PMMS realiza visita técnica à Polícia Militar do Estado de São Paulo

O Comandante Geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS), Coronel Waldir Ribeiro Acosta, realizou uma visita técnica à Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMSP) nos dias 25 e 26 deste mês (domingo e segunda-feira). A equipe do MS, composta também pelo Capitão Maurício Pavão Flores e pela Sargento Edilaine Mansueto Alves Sampaio, foram recebidos pelo Comandante Geral da PMESP, Coronel Nivaldo Cesar Restivo. Os Comandantes Gerais trataram sobre estratégias para a preservação da ordem pública e combate ao crime, ressaltando as possíveis parcerias entre as duas Unidades Federativas.

Na capital paulista, conheceram a rotina de trabalho, especificidades e técnicas da ROTA (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), unidade histórica e referência internacional na prevenção e combate ao crime. O Comandante Geral da PMMS, que realizou os cursos na ROTA de Força Tática e Tiro Policial Método Giraldi, entre 2002 e 2004, conversou com os policiais sobre as técnicas e táticas empregadas atualmente. A comitiva foi recepcionada pelo Major Cassio, subcomandante da ROTA.

Na sequência, visitaram o Comando de Operações Especiais (COE), onde foi realizada uma oficina prática de demonstração dos novos monóculos de visão noturna. O Coronel Waldir testou os equipamentos em simulação de rastreamento em matas e florestas. A equipe também visitou o COPOM (Centro de Operações da Polícia Militar) e o Gabinete de Crise.

Na manhã de segunda-feira (26) o Coronel Waldir participou da solenidade de outorga de medalhas e foi condecorado com a Medalha do Mérito Policial Militar do Brasil e recebeu o Diploma de Honra ao Mérito “Grau Grande Oficial”, honrarias concedidas pela Academia Sul Brasileira de Medalhística.

No evento, ocorreu o lançamento e primeira outorga da Medalha do Mérito Policial Feminino, sendo condecorada do MS a 1ª Sargento PM Edilaine Mansueto Alves Sampaio. A cerimônia foi conduzida pelo Presidente de Outorgas da referida Academia, Sr Relson Arian Fontoura Ribeiro, e ocorreu na USP (Universidade do Estado de São Paulo), com a participação de diversos Oficiais da PMESP, Deputado Federal Major Olímpio, além de outras autoridades civis e militares de todo o país.

O Comandante Geral destacou: “Compartilho estas honrarias com todos os Policiais Militares de Mato Grosso do Sul, que com dedicação e trabalho árduo, direcionados na gestão voltada para o cidadão, contribuíram para que nosso estado esteja entre os locais mais seguros do Brasil. Hoje estamos sendo reconhecidos nesta solenidade em nível nacional, e deixo meu agradecimento a Deus, à Polícia Militar, à SEJUSP, ao governo do estado e à Academia Sul Brasileira de Medalhística.”

Nenhum comentário: