quinta-feira, 9 de março de 2017

Vereadora cria o "Castramóvel" que atende gratuitamente cães e gatos em Salvador BA

É difícil andar pelas ruas da capital baiana e não encontrar pelo menos um cachorro na rua. Seja em bairros centrais ou periféricos. Muitas pessoas reclamam da presença do animal nas vias e relatam já terem sido atacadas, ao passar em determinados pontos da cidade. No entanto, de acordo com a vereadora Ana Rita Tavares (PMB), defensora da causa animal, ataques de cães costumam ser exceções. Na verdade, os animais que costumam ser maltratados pelos humanos.

Uma cadela entra no cio duas vezes ao ano. Dando a luz a apenas um cachorro, em seis anos, uma única cadela seria responsável pela vida de 64.700 animais. Através de projeto (PIN-001/2013), de autoria da vereadora Ana Rita Tavares (PMB), a Prefeitura de Salvador implantou o Castramóvel – uma clínica móvel que realiza castração em cães e gatos. O projeto combate a reprodução descontrolada de animais de rua. Desde janeiro de 2014 foram realizadas mais de 25 mil cirurgias.

“Imagine quantos nascimentos não foram evitados?! Dentro do castramóvel temos a castração dos cães comunitários. Esses animais que vivem no espaço público não são animais de rua, porque tem sempre alguém cuidando dele. Seja uma baiana, um comerciante. Algumas pessoas que estão sistematicamente alimentando os bichos, senão eles [os cães] não conseguiriam viver. Por isso, não são cachorros de rua, são cachorros comunitários”, explicou Rita Tavares.

De acordo com ela, é raro encontrar cães sendo agressivos com seres humanos. Na maioria das vezes, são os animais que precisam de proteção. “Resgato muitos animais, inclusive atropelados. O animal sabe que o ser humano é perverso. Muitos desses cães entendem que estão em condição de humilhação, então costumam ficar quietinhos. Nós precisamos educar a população para ter respeito e consideração com esses animais, porque ali é uma vida”, destacou a vereadora.

O projeto está sendo de grande ajuda para a população e despertou o interesse de outras prefeituras em outros estados como:

Nenhum comentário: